Talvez seja difícil imaginar atualmente um tema mais discutido e com mais repercussões no universo da ciência do que a emergência das publicações científicas eletrônicas na Internet, ou abreviadamente, epub.
Este interesse pode ser explicado pela convergência de muitos fatos. Primeiramente, por que as publicações eletrônicas atuam dentro de um campo chave para o funcionamento do atual modelo de produção do conhecimento científico, o sistema de publicações científicas.
Em segundo lugar, por que as revistas eletrônicas possuem um grande valor potencial para este sistema de comunicação, permitindo uma maior flexibilidade e variedade de aplicações, em comparação com o sistema tradicional e a possibilidade de uma informação mais rica nos mais diversos sentidos.
Meu principal trabalho neste campo, é sem dúvidas, a dissertação de mestrado, cuja referência bibliográfica completa é:
SABBATINI, Marcelo. Publicações científicas eletrônicas: modelos, padrões e tendências. Dissertação apresentada em cumprimento parcial à s exigências do Programa de Pós-Graduação em Comunicaçao Social da UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, para obtençao do grau de Mestre, fevereiro de 2000.
A dissertação foi publicada em formato livro, pela editora Yendis, em 2005.
Na atualidade, observo como o modelo tecnológico de publicação vislumbrado no ano 2000 tem se consolidado cada vez mais como alternativa, tanto no terreno das grandes editoras, como no dos projetos de associações científicas e outras instituições produtoras de conhecimento científico: a lógica de base de dados para classificação, gestão e recuperação da informação, alidada ao formato PDF como meio de publicação.
Além disso, o movimento do acesso livre, embora não tenha eliminado o modelo econômico tradicional de publicação, também se firma, proporcionando inclusive ferramentas para sua expansão.
Neste sentido, sou consultor e especialista no sistema Open Journal Systems, ajudando no estabelecimento de projetos de publicação eletrônica como por exemplo a Revista Fronteiras da Educação.