Seja bem vindo à página Web de Marcelo Sabbatini, versão 4.0.
Desde 1996, ano em que comecei minhas atividades acadêmicas no campo das tecnologias de informação e comuninicação, venho utilizando minha página Web pessoal como forma de divulgar os resultados de pesquisa e de estabelecer redes de relacionamento profissional.
Logicamente, desde os tempos em que a Internet era uma grande e assustadora (para muitos!) novidade, as características da publicação eletrônica, seus objetivos e desafios evoluíram quase ao ponto de não serem reconhecidas.
Nesta versão 4.0, e ainda que de certa forma tenha abandonado meu pioneirismo inicial de “early user”, a proposta é de integrar minhas diversas atividades na rede através da convergência digital e do acesso a conteúdo livre, além de potenciar a comunicação com o público interessado através das redes sociais.
Histórico
1a Versão – 1996: Infelizmente ou felizmente, não mantive um backup da primeira tentativa de ter uma página Web pessoal. Realizada com o HTML mais básico possível, codificada no bloco de notas e usando um mínimo de imagens (eram luxo naquele tempo!), a página realmente era isso, uma única página, com informações básicas de contato e um mini-currículo.
2a Versão – 1997: Ampliação da versão anterior, com inovação no visual mais chamativo (o fundo degradé era moda na época, acreditem) e ampliação das informações disponíveis. Como muitas outras páginas de então, cometia o “pecado” de conter muitos links que levam o visitante para fora da página!
3a Versão – 1998: O primeiro grande “redesign”, com investimento em um look minimalista e limpo, além de estabelecimento de seções e conteúdo especializado. Ao longo do tempo evoluiu para programação em PHP, com aplicação do conceito de template dinâmico, visando facilitar a atualização e manutenção. No terreno dos conteúdos, foi ganhando ampliações segundo novos focos e interesses de pesquisa foram adicionados. Contudo, a atualização e inserção de novas informações ainda era manual e, portanto, trabalhosa.
4a versão – 2011: Uso da plataforma WordPress, com o objetivo de dinamizar a publicação de conteúdo em formato padronizado e com orientação SEO (search engine optimization). Priorização de tecnologias de código aberto e integração com redes sociais e outras ferramentas de compartilhamento de conteúdo, em uma perspectiva de Web aberta, convergente e participativa.