A obra aborda alguns dos principais problemas teóricos e práticos da educação. Buscando soluções não só a partir do enfoque pedagógico, mas também sociológico, antropológico, filosófico e histórico. De modo algum o livro esgota o tema, que se renova dia a dia, mas aponta para potencialidades esquecidas da teoria e prática docente e mostra alternativas para algumas urgências. Assim, a obra se torna importante não só para os presentes e futuros professores, mas também para todos que estão envolvidos e preocupados com os rumos da educação.
Esta é a proposta deste livro coletivo, elaborado junto com os colegas do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação, sob a coordenação dos professores André Ferreira, Gildemarks Costa e Junot Matos.
Minha contribuição está no último capítulo, com o título “Fundamentos da Educação e Educação a Distância: construindo pontes imaginárias”, onde abordo a relação entre as contribuições clássicas da filosofia e da sociologia da educação com o fenômeno atual da tecnologia educacional, especificamente da educação a distância.
A obra é o número 30 da Série Livro-Texto e tem como público principal os estudantes da disciplina Fundamentos da Educação.
Para comprar o livro, diretamente no site da Editora Universitária UFPE ou para ler online, na UFPE Books .