
Imagem: cottonbro studio
Publicado originalmente em IAEDPraxis: Caminhos Inteligentes na Educação, em 29 de abril de 2025
Diante dos impactos e transformações que a Inteligência Artificial Generativa tem causado no campo acadêmico e educacional, acredito que como educadores, pesquisadores e aprendizes, não podemos nos dar ao luxo de observar esta revolução à distância. Pelo contrário, é através da experimentação prática que podemos desenvolver um conhecimento de primeira mão (transcendendo o teórico e especulativo), que nos permita avaliá-las criticamente e até mesmo rejeitá-las.
Baseado nesta premissa, apresento aqui minha “caixa de ferramentas” de IA, isto é, as ferramentas que tenho utilizado em diversas experimentações e em algumas tarefas cotidianas. Não são soluções definitivas ou “salvadoras da pátria”, mas podem ser extensões capazes de enriquecer nossa prática pedagógica, se utilizadas com intencionalidade, entendimento e discernimento.
Uso geral
Como “tecnologias de uso geral”, as ferramentas de “bate-papo”, baseadas na aprendizagem de máquina a partir de grandes conjuntos de dados (LLMs, na terminologia original, em inglês) assumem um papel de “pau para toda obra”. Sua capacidade de compreender e gerar texto em linguagem natural lhes confere versatilidade, permitindo que sejam usadas em diversas situações — desde tirar dúvidas rápidas e chuvas de ideias, até tarefas mais complexas como resumir documentos ou auxiliar no planejamento didático.
Claude
Claude, considero o mais eficaz, poucas invenções (alucinações). O que melhor entrega texto parecido com o produzido por um ser humano. Chega a ser criativo em tarefas de planejamento. Embora o acesso ao modelo Sonnet 3.7 seja possível através da conta gratuita, o número de consultas é limitado.

Em constante evolução, agora a IA conecta com o correio eletrônico e outros repositórios pessoais de informação. Será uma boa ideia?
Google IA Studio
Como mencionado na edição sobre chatbots além do ChatGPT, tanto modelos experimentais como mais robustos da Google possuem uma janela imensa de tokens. Isso significa que é possível enviar grandes textos completos, incluindo livros.
Através da plataforma, e de forma gratuita, é possível ter acesso ao modelos de ponta, como o Gemini 2.5 Flash Preview 04-17, baseado em raciocínio, que possui qualidades superiores de desempenho.

A plataforma também permite experimentar com parâmetros de configuração. A temperatura, por exemplo, controla o grau de aleatoriedade ou “criatividade” nas respostas da IA.
Perplexity.AI
Combinação de mecanismo de busca com modelo geracional baseado em IA. Diferentemente de buscadores tradicionais, as respostas são em linguagem natural, sintetizando informações de múltiplas fontes e fornecendo citações para verificação. Ao contrário, de chatbots como ChatGPT, acessa a Internet em tempo real.
ChatGPT
O nome que basicamente iniciou todo o movimento da IA Generativa, a ponto de ser considerado sinônimo de “chatbot de IA”. Na atualidade, com a intensa competição, outras ferramentas se destacaram em aspectos específicos. No entanto, como produto de uma das empresas mais competitivas do mercado, o ChatGPT continua em constante evolução, e convém estar atento a novos modelos e funcionalidades implementadas periodicamente
Usos
Resumo e síntese de textos de estudo, planejamento didático e criativo, tradução, readequação de textos em diversos formatos, estudo aprofundado de artigos científicos, pesquisa exploratória, busca de fontes bibliográficas sobre temas específicos.
Cuidados
Considerar que mesmo em modelos avançados, sua natureza de “gerador de lero-lero” permanece. Dito de outra forma, todas respostas de um chatbot são textos baseados em possibilidades, que podem parecer coerentes na superfície e apresentarem coesão e correção textual, mas que não necessariamente correspondem a nossa verdade empírica. Dessa forma, analisar criticamente o produzido, sem deixar de lado a agência humana.
Já fato de poder enviar textos longos, como por exemplo uma tese ou dissertação, não significa que você possa ou deva fazê-lo. Ao não possuir permissão do autor e sabendo que as informações enviadas poderão ser usadas para treinamento do modelo, este é um grande “não” do ponto de vista do uso ético da IA.
Em relação a ferramentas como Perplexity, embora possam apresentar fontes verificáveis e existentes, não necessariamente elas contém o que está sendo solicitado. Em testes já verifiquei este tipo de alucinação, mais sutil e por isso mesmo, mais perigoso do ponto de vista da integridade acadêmica. Exige uma verificação e uma avaliação crítica mais profunda dos resultados.
Ferramentas auxiliares
Como complementação aos agentes conversacionais, encontramos ferramentas tarefas pontuais e especializadas. Sua característica principal é a capacidade de auxiliar ou complementar fluxos de trabalho específicos, como a análise aprofundada de documentos complexos ou a verificação da origem de um texto.
ChatPDF
Inicialmente, esta ferramenta oferecia um diferencial importante em relação ao ChatGPT, a capacidade de analisar e responder perguntas sobre documentos PDF. Com o tempo, essa lacuna específica foi preenchida por plugins e logo pelos próprios agentes conversacionais. Na atualidade o processamento de documentos longos, com a extração de seu contexto, de informações específicas e de análises detalhadas do conteúdo é uma característica comum e esperada. O que antes era um diferencial tornou-se apenas um recurso padrão nos chatbots mais capazes.

“Conversando com um texto”
Entretanto, o aplicativo orienta a “conversa com o PDF”, através da sugestão de comandos pré-determinados como “resumir a análise” e de perguntas geradas a partir do conteúdo. Contudo, ferramentas especializadas de revisão bibliográfica também possuem este recurso. Um pequeno diferencial: em suas respostas aponta a página exata do documento de onde tirou a informação.
AskyourPDF
Similar ao anterior e alegando transformar “documentos em conversações”, a ferramenta evoluiu e agregou um conjunto de ferramentas de IA para auxiliar diversas tarefas textuais e acadêmicas. Além de sua função principal de chat contextual com os documentos enviados, a plataforma agora inclui funcionalidades como Cowriter, ferramenta de escrita; um Humanizer, focado em reescrever textos gerados por IA para torná-los mais naturais e com sonoridade humana; uma ferramenta de revisão de literatura e até mesmo o AI Essay Maker, pensado para gerar ensaios bem estruturados com argumentos claros.
GPTZero
Uma das primeiras ferramentas especializadas para a detecção de conteúdo gerado por IA, utilizando análises de padrões textuais para diferenciar escrita humana de conteúdo artificial.

Falso negativo. O texto foi gerado com o Claude, a partir de um prompt bastante preciso e minimante editado. O resultado foi conssiderado “texto humano”.
Usos
Eventual, como experimentação, mas há quem relate fazer bom proveito. No caso das funcionalidades específicas do AskyourPDF, os resultados são de um GPT genérico e pouco capaz; prefiro utilizar modelos mais avançados.
Cuidados
A ocorrência de de falsos positivos contribui para uma cultura de vigilância e punição, como foi abordado na edição sobre “detectores de plágio de IA“. Ao mesmo tempo, falsos negativos podem ocorrer devido à edição manual das respostas e mesmo à sofisticação crescente das ferramentas geradoras.
Como alerta a própria plataforma, “estes resultados não devem ser usados para punir estudantes. Recomendamos que os educadores usem nosso Relatório de Escrita nos bastidores para uma avaliação holística”.
O uso deste tipo de ferramenta, portanto, está sob debate. Mas devido a falibilidade pode ser utilizada, como máximo, para uma primeira abordagem às práticas de integridade acadêmica.
Logo, resumos automatizados não captam nuances de um texto e podem mesmo deixar aspectos importantes de lado. Assim, a análise do texto a partir da conversa com um chat deve servir como etapa exploratória, não substituindo a leitura profunda. Nesse sentido, o texto de venda do AskyyourPDF diz muito: “pare de perder tempo procurando em PDFs. Obtenha respostas instantâneas, destaques e resumos” imprime um aligeiramento do estudo enquanto tarefa cognitiva.
Geradores de imagem
Traduzindo descrições textuais em imagens visuais originais essas ferramentas abrem um leque de possibilidades criativas, permitindo a produção de arte digital, ilustrações, visualizações conceituais, entre outras aplicações em sala de aula ou para uso pessoal.
Ideogram
Menos conhecido, a ferramenta tem uma orientação para o design gráfico, combinando tipografia com arte visual. Apesar deste foco, também é capaz de gerar imagens realistas. Uso gratuito, porém com funções premium reservadas.

xperimentação com foco em design. A imagem foge do padrao estético que tem dominado as imagen geradas por IA, mas ainda traz elementos estranhos. Seria para a edição sobre vestíveis na Educação.
Nightcafe
Apresenta diversos estilos artísticos predefinidos, além da variedade de algoritmos disponíveis. Possui um sistema de créditos para determinados usos, enquanto alguns dos modelos mais avançados exigem a assinatura premium.
Leonardo.AI
Posiciona-se como uma ferramenta mais robusta para profissionais criativos. Destaca-se pela qualidade técnica das imagens, especialmente em renderizações 3D e cenas complexas.
Usos
Experimentação, criação de imagens ilustrativas para uso em redes sociais.
Cuidados
Na atualidade utilizo com bastante parcimônia, considerando os embates éticos associados (precarização da indústria criativa, apropriação de propriedade intelectual), mas também por uma estética desgastada. Contudo, é necessário cuidado em relação a vieses e a própria fidedignidade das imagens geradas, quando estas forem relacionadas a conhecimento técnico ou científico.
Áudio
Ao converter texto escrito em fala sintetizada (TTS), ampliam-se os canais de interação comunicativa. Particularmente úteis para a criação de conteúdo acessível, como a narração de artigos ou livros, a produção de podcasts e dublagens simples. Na direção contrária, a transcrição de áudio e vídeo com auxílio pode facilitar uma tarefa trabalhosa.
TTSMaker
Embora careça de recursos avançados, como o envio da própria voz, atende a critérios básicos de qualidade para a geração de narrações, sem as inflexões robóticas comuns em ferramentas TTS mais simples. Atualmente também incorpora emoção e intensidade. Bom custo benefício, com uso generoso de créditos grátis.
Transkriptor
Focada na transcrição automática de áudio e vídeo para texto, converte arquivos de voz ou vídeo (como entrevistas, reuniões, palestras, podcasts, gravações) em formato escrito editável. Contudo, tem um custo a ser considerado.
Usos
Até o momento, como experimentação somente. Mas vejo utilidade na gerção de áudio para a readequação de materiais didáticos textuais, pensando em acessibilidade.
Cuidados
Necessidade de ajustes finos para evitar voz robotizada e possível custo relacionado a um uso intensivo. Verificação da fidedignidade das transcrições.
Vídeo
Um passo além da geração de áudio, ferramentas avançadas prometem transformar ideias em vídeos dinâmicos e interativos, sem a necessidade de equipamentos profissionais ou habilidades técnicas especializadas. No campo educacional, possuem potencial que vão desde microaulas acessíveis até demonstrações de conceitos complexos.
Heygen
Plataforma destinada a criação de vídeos com avatares falantes, a partir de prompts textuais. Embora prometa facilitar a produção de conteúdo em vídeo e a comunicação visual de ideias, possui um alto custo, além do efeito de estranhamento da artificialidade.
Usos
Somente como experimentação, como deste sábio virtual.
Cuidados
Transparência com relação à natureza artificial do conteúdo gerado; vulnerabilidade a deep fakes e uso não consentido de imagens.
Pesquisa acadêmica
Diferentemente dos buscadores gerais ou dos LLMs de uso amplo, estas ferramentas são projetadas paras as necessidades específicas da pesquisa. Acessado diretamente bases de dados e repositórios, especializam-se em indexar, analisar e apresentar informações contidas em artigos científicos, teses, livros e outras publicações acadêmicas.
Research Rabbit
Mapeia conexões entre artigos científicos de forma visual e intuitiva, revelando relações que poderiam passar despercebidas em buscas tradicionais. Além disso, “coelhos” de pesquisa monitoram novos conteúdos, numa revisão de literatura permanente. Integra com ferramentas de gestão de conhecimento, como Zotero.

Referências que realmente existem (não alucinadas), pois a ferramenta acessa bases de dados científicas.
Elicit
Utiliza modelos de linguagem para analisar e sintetizar informações de milhares de artigos científicos. Seu maior diferencial está na capacidade de responder a perguntas específicas de pesquisa, extraindo conclusões relevantes da literatura e apresentando-as sinteticamente. Para um uso mais intensivo, demanda uma versão plus, paga.

Elicit preparando relatório de pesquisa, a partir de pergunta problema. Estimativa de cinco minutos para completar, ou seja, não é o seu ChatGPT básico.
SciSpace
Combina recursos de busca avançada da pesquisa científica com ferramentas de análise, paráfrase e redação. Um ambiente de integração da descoberta, compreensão e produção e colaboração.

Limitações”, “contribuições”, “implicações práticas”, além dos elementos mais comuns de um relatório de pesquisa são destacados pela ferramenta.
Usos
Pesquisa bibliográfica exploratória.
Cuidados
Considerar viés cognitivo, especialmente priorização de fontes bibliográficas estrangeiras. Complementar com buscas tradicionais.
No radar
Além das ferramentas já consolidadas em minhas rotinas, há sempre um conjunto de tecnologias de IA emergentes, esperando seu tempo para serem devidamente testadas e avaliadas.
NotebookML
Assistente de pesquisa e escrita operando diretamente sobre seus documentos, carregados na plataforma e que são utilizados como base de conhecimento primária. Assim, resumos, extração de pontos-chave e interação conversacional com um risco muito reduzido de “alucinações”. Na atualidade, segundo o professor Rafael Sampaio, é a ferramenta por excelência de IA para uso em pesquisa.

Como o nome diz, a plataforma é um caderno de notas e estudo. Proporciona ferramentas de estudo e análise, como “Perguntas frequentes’ e a possibilidade de geração de um podcast em áudio.
Grok
Um artigo recente defendeu sua capacidade aprimorada de compreender a real intenção por trás da consulta, permitindo que a ferramenta da empresa de Elon Musk vá além da simples recuperação de informações e proporcione respostas mais abrangentes, detalhadas e com nuances. Também conseguiria raciocinar sobre dados ou opiniões divergentes/conflitantes e destilar conceitos complexos com clareza. Tudo isso com acesso à internet em tempo real.
Manus
Segundo o texto informativo da startup chinesa, a ferramenta “conecta ideias e ações: ele não apenas pensa, mas também entrega resultados”. Anunciado como “primeiro agente geral de IA do mundo”, seu diferencial é utilizar vários modelos ao mesmo tempo. Segundo avaliação da MIT Technology Review, a experiência de uso equivale a
colaborar com um estagiário altamente inteligente e eficiente: embora ocasionalmente não entenda o que está sendo solicitado, faça suposições incorretas ou tome atalhos para agilizar tarefas, ele explica claramente seu raciocínio, é notavelmente adaptável e pode melhorar substancialmente quando recebe instruções ou feedback detalhados.
Entretanto, seu uso é limitado a códigos de convite e há uma lista de espera para recebê-los.
Fechando a caixa
Desde as ferramentas mais versáteis utilizadas em tarefas gerais e chegando àquelas especializadas para a pesquisa e escrita científica, o cenário das IAs Generativas é bastante dinâmico e convida a experimentações.
Cabe a cada um de nós avaliar criticamente em que medida elas facilitam o trabalho acadêmico e pedagógico, tendo em conta que o uso consciente, discernimento ético, raciocínio crítico e habilidades cognitivas humanas devem ser mantidas e priorizadas.