Marcelo Sabbatini

Paleo a la mexicana

Há alguns tempos atrás, nestas buscas por um estilo de vida saudável, tive contato com a chamada dieta paleolítica, ou simplesmente paleo.

Do que se trata? Muito resumidamente a ideia é voltar à  alimentação de nossos antepassados da Era Paleolítica.

Nada de produtos industrializados ou processados, certo. Mas também nada de grãos ou cereais, nem de laticínios. A ideia é que tanto a agricultura como a pecuária foram “invenções” recentes da Humanidade, para as quais nossos corpos biológicos, frutos da evolução, não teriam tido tempo suficiente para adaptar-se.

Como consequência, tanto os vegetais domesticados ”“ principalmente os grãos ”“ como o leite seriam inflamatórios para nossos organismos.

Para seus defensores, este estilo de alimentação “limpa” pode evitar doenças autoimunes ou mesmo de reverter enfermidades como a diabetes.

Porém, ao retirar alimentos de alta densidade calórica da alimentação ”“ o maior exemplo é açúcar – também contribuiria para o emagrecimento e para o bom desempenho esportivo.

Enfim, se muitos dos alimentos que nossa vida moderna proporciona são proibidos numa dieta paleo, as proteínas e gorduras são seu porto seguro.

Afinal, os hominídeos caçadores-coletores tinham nestes grupos alimentares uma importante parte de seu aporte energético.

No terreno dos carboidratos, os tubérculos, as raízes seriam parte da alimentação dos homens pré-históricos e são permitidos.

Daí, que nos meados de 2016 ainda tinha muitos olhos para a dieta, ou melhor dizendo, estilo de vida paleo. E viajei para o México, para participar do congresso da ALAIC ”“ Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação.

Em meio a uma tradição culinária riquíssima, encontrei uma diversidade de pratos baseados essencialmente destas proteínas e gorduras que satisfariam qualquer adepto da paleo.

Ou não.

Pois a diversidade cultural também se reflete nos hábitos alimentares, na culinária, naquilo que é aceito e desejável, entre o apetitoso e o que causa espanto.

Com vocês, a paleo a la mexicana.

Para saber mais

Sair da versão mobile